Descrição

Edson Roberto Marchetti
R. Alferes Franco, 835 – apto 31 – Centro – Limeira – SP – CEP 13480-970

Telefones :   Residencial : (19) 3701-0840

Celular :        (19) 99153-7573

 

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS
 

Consultor em Supply Chain – Abr/2016 – Nov/2018

 

– Atuação em empresas nacionais com faturamento anual de R$1.5milhão à R$2.3 bilhões

– Atuação nos segmentos de agrobusiness, automotiva (tier 1), máquinas e equipamentos, alimentação coletiva e commodities como consultor em processos e reestruturação do departamento de supply chain (compras, logística, PCP, ComEx e customer service).

 

Maiores responsabilidades e atividades incluem:

– Visão estratégica para novos negócios e orientado para resultados e desafios, liderando projetos de grande porte, desenvolvendo análises financeiras, avaliação de novas tecnologias de gestão de operações de logísticas.

– Co-responsabilidade pela entrega dos resultados produtivos x comerciais, interagindo e direcionando o forecast do S&OP em função de resultados financeiros.

–  Revisão e adequação do modelo de previsão de resultados ao modelo financeiro da companhia, trazendo previsibilidade aos resultados e consequentemente maior capacidade de gestão.

– Implementação de filosofia de inventário cíclico em almoxarifado e racionalização de estoques.

– Otimização da cadeia de suprimentos e distribuição, reestruturando as políticas e processos e implantando melhores práticas.

– Liderar processos de aquisição e reestruturação de empresa com foco em Supply Chain, realizando diagnósticos, identificando sinergias e construindo equipes multifuncionais.

– Garantir operações e contratos em compliance obedecendo políticas operacionais e de ética, bem como, a responsabilidade pela parte regulatória regional e SLAs.

– Gerenciamento das áreas de compras indiretas, Tecnologias Básicas, Suprimentos de Produtos Acabados e Supply Base Management.

– Responsável direto por projetos de redução de custos de aquisição.

– Responsável direto pela reestruturação da área de suprimentos dentro de uma grande organização multinacional.

– Motivação de equipes e aumento de produtividade.

CPIC Brasil Fibras de Vidro Ltda – Abr/2012 – Fev/2016

 

– Gerente de Supply Chain

– CPIC Brasil está localizada em Capivari – SP e é uma subsidiaria do grupo YYTH Chinês (maior estatal de agrobusiness na China).

– Ramo de atividade em fibras de vidro para segmentos de infraestrutura, energia eólica, reforço para reforços de indústria automotiva com faturamento de cerca de US$80 milhões / ano e com cerca de 380 funcionários.

 

Maiores responsabilidades e atividades incluem:

 

– Responsável pela implementação de reestruturação da área de Supply Chain, desde o planejamento estratégico alinhado aos objetivos de governança, definições de diretrizes, políticas e procedimentos junto às áreas de interface, até a implantação de práticas e ferramentas operacionais, estratégicas aos negócios.

– Responsável pelas definições de estratégia, priorização de projetos, definição da alocação de recursos e budget na empresa como um todo, reportando diretamente ao CEO.

– Gestão do budget de insumos (R$200 milhões/ano), definindo as estratégias de aquisição no mercado local ou internacional, negociação de contratos de fornecimento, negociação de fretes nacionais e internacionais, aquisição estratégica de energéticos (gás natural e energia elétrica), materiais de manutenção entre outros (savings / cost avoidance de R$7.6M – 2015).

– Desenvolvimento de relatórios gerenciais para monitoramento do desempenho de fornecedores e da área de compras, incluindo custo de aquisição PPV (Purchase Price Variance), entregas no prazo (Vendor OTIF), qualidade de produtos e de serviços.

– Responsável pela implementação de sistema Ariba (e-commerce) e adoção da sistemática de B2B.

–  Gestão de orçamento de R$ 9M / ano para a operação logística (nacional e internacional), sendo também responsável pela elaboração e aprovação desse orçamento.

–  Responsável pelo nível de estoque total da empresa (>R$ 20M) e pela disponibilidade de produtos para faturamento anual (>R$ 280M)

–  Responsável pelo S&OP (Sales & Operations Planning) para produtos acabados (800 sku´s) e semi-acabados (1400 sku´s).

–  Desenvolvimento e implementação de nova gestão de planejamento e de produção, reduzindo o time de reação de 5 para 1 dia, resultando no aumento da disponibilidade de produtos e nas vendas, melhorando sua distribuição ao longo do mês e numa significativa redução nos estoques.

–  Redução em mais de 30% dos estoques de matéria-prima com a introdução do planejamento integrado em nossos principais fornecedores, reduzindo significativamente os lead-times de atendimento das aquisições de matéria-prima.

–  Coordenação da cadeia de suprimentos (fornecedores, produção e logística) para maximizar disponibilidade de produtos para venda e minimizar estoques.

– Responsável pela área de comercio exterior (importação e exportação), trabalho junto a despachantes aduaneiros e assessorias, buscando sempre o menor custo operacional e incentivos fiscais (exemplo:ex-tarifário, admissão temporária, drawback), principalmente da matriz e parceiros baseados na China /EUA.

–  Logística internacional para produto acabado, matéria prima, peças de reposição e equipamentos, movimentando pico de 2000 TEU´s / ano.

– Gerenciamento da equipe de compras / logística, elevando o padrão dos colaboradores, extraindo os melhores recursos individuais e buscando a excelência dos trabalhos junto aos clientes internos.

–  Redução de mais de 50% nas contas de desperdícios logísticos e aumento de giro da frota, com a implantação de sistema de gestão multidisciplinar e de acordos de nível de serviço com principais clientes.

–  Melhoria do KPI de OTD, com lead-times menores que os de mercado, custo competitivo e aumento do nível de serviço (acima de 98%), e reduções de custos logísticos em cerca de R$400K / ano, aumento na disponibilidade da frota e redução de 28% da equipe de roteirização, através de sistema de roteirização e composição de cargas customizado.

– Responsável por gerenciar a área de logística e comércio exterior na América Latina (excluindo México) e atender as demandas, atendimento ao cliente, controle aduaneiro, centros de distribuição, entre outros.

–  Case de sucesso com aquisição de matéria-prima e flexibilização da capacidade de armazenagem através da cabotagem, além de redução de mais de 30% dos custos de transporte vindo do Pará e redução de avarias em mais de 78% quando comparado ao transporte rodoviário.

– Atuação junto aos pares da empresa (vendas x produção x financeiro) afim de proporcionar o melhor cash flow em função das etapas de fabricação e estoque. Otimizando as necessidades produtivas e assim proporcionando melhor planejamento de curto e médio prazo no gerencia de caixa da empresa.

– Líder na implementação do sistema SAP para os módulos MM/PP/SD.

– Responsável pela implementação de sistema Ariba (e-commerce).

 

 

CP Kelco Brasil S.A – Jul/2005 – Fev/2012

 

– Coordenador de Suprimentos (Facilitador no Brasil e Argentina)

– CP Kelco Brasil é localizada em Limeira – SP e é uma subsidiaria do grupo Huber Company (empresa americana).

– Ramo de atividade (basicamente pectina) para o seguimento alimentício com vendas ao redor de US$25 milhões / ano e com cerca de 170 funcionários.

 

Maiores responsabilidades e atividades incluem:

– Visão sistêmica da compras / suprimentos, atuando na análise de dados relativos a processos de produção, afim de reduzir custos de aquisição de materiais diretos e indiretos, logística, armazenagem, serviços, CAPEX/OPEX.

– Suporte à inventário cíclico em almoxarifado e racionalização de estoques.

– Otimização da cadeia de suprimentos e distribuição, re-estruturando as políticas e processos e implantando melhores práticas.

–  Responsável pelo desenvolvimento e implementação da estratégia de procurement, bem como desenvolver novos fornecedores e iniciativas de compras para redução de custos e pela garantia de fornecimento para suportar o crescimento do negócio, dentro dos requisitos de melhoria contínua de qualidade e das diretrizes globais de procurement da empresa.

– Coordenação das atividades do departamento de compras, atuando na análise relativas ao processo de custo de produção, considerando os elementos de macroeconomia, elaboração de cenários e definição das melhores estratégias comerciais.

– Gerenciamento da equipe de compras, elevando o padrão dos colaboradores, extraindo os melhores recursos individuais e buscando a excelência dos trabalhos junto aos clientes internos.

– Monitorar o custo, cronograma e desempenho dos principais fatores subcontratados, assim como procurar e desenvolver fontes de abastecimento para as commodities.

– Implementação de contratos de fornecimento global com outros sites do grupo podendo adicionar valor localmente como internacionalmente, especialmente com relação à commodities.

– Gerenciamento das atividades de compras e logística para a planta local e matéria-prima para as outras plantas do grupo.

– Melhorar e desenvolver o processo de aquisição de MRO e criar um departamento central de compras com ênfase nos processos e procedimentos, incluindo a gestão e responsabilidades administrativas assim como estender ao máximo as condições de pagamento destas aquisições. Responsável pela aquisição de CAPEX a nível Brasil.

– Avaliar a evolução dos preços, novos produtos e processos e estabelecer objetivos.

– Responsável por assuntos legais e contratos para os maiores e significantes segmentos do grupo.

– Responsável pela revisão e solução dos pontos de auditoria interna e externa.

– Key user do módulo MM na implementação sistema ERP SAP.

 

 

THE HUDSON SHARP MACHINE DO BRASIL LTDA.

Out/2000 – Jul/2005

 

Supervisor de Compras e Logística

– Subsidiaria  empresa multinacional do grupo Riverside Company, localizada em Araraquara – SP.

– Ramo de atividade (máquinas de corte e solda) para o segmento plástico com vendas ao redor de US$12 milhões/ ano.

 

 

 

Maiores responsabilidades e atividades incluem:

– Membro do grupo de start up da empresa com fluência em todos os departamentos.

– Visão estratégica para novos negócios e orientado para resultados e desafios, liderando projetos de grande porte, desenvolvendo análises financeiras, avaliação de novas tecnologias de gestão de operações de compras e logísticas.

– Responsável pelas atividades dos departamentos de suprimentos / planejamento / almoxarifado e expedição, atuando na implementação de sistemática MPS/MRP.

– Grande experiência no planejamento e programação de capacidade produtiva para atendimento de demandas futuras, identificação e resolução de restrições ao longo do processo e otimização dos recursos, equipamentos e mão-de-obra, tanto em produções orientadas para reposição de estoque quanto produções sob encomenda (make to order ou make to stock) assim como análise de viabilidade de fabricação ou compra de itens de usinagem / caldeiraria (make or buy).

– Desenvolvimento de novos fornecedores em geral para nacionalização de peças e partes de equipamentos visando redução de custos, assim como alternativa de suprimentos juntamente com a área de engenharia usando os critérios de SLA.

– Desenvolvimento de novos fornecedores em geral para a nacionalização de peças e equipamentos visando a redução de custos e alternativas de fornecimento cm o departamento de engenharia

– Responsável pela implementação de contratos de matéria prima com fornecedores, gerando saving / cost avoidance de 8%.

– Visão estratégica para novos negócios e guiado a resultados e desafios, desenvolvendo análises financeiras e evolução de novos gerenciamentos de operações logísticas.

– Responsável pelas negociações de transportes em todos os modais, com negociação focada em redução de custos logísticos, sejam eles em um único modal ou em combinação (intermodal), tanto no mercado local como no mercado internacional.

– Redução de 20% de working capital associado a inventários de matéria prima e produto acabado pelo desenvolvimento e aplicação de ferramentas para execução de S&OP (Planejamento de Vendas e Operações).

 

 

ÚLTIMAS EXPERIÊNCIAS (Empresas)

 

– Gevisa S/A (General Electric – GE)

Comprador Senior

05/2000 – 10/2000

 

– Lanxess Química

Comprador Pleno

05/1998 – 05/2000

 

– Gessy Lever (Unilever)

Comprador

10/1997 – 05/1998

 

– Hewlett Packard (HP)

Comprador

08/1997 – 10/1997

 

– Metal Leve S.A (Mahle)

Comprador

01/1996 – 07/1997

 

– Freios Varga S.A (TRW)

Planejador engenharia de fábrica

02/1988 – 07/1995

 

Softwares:

–   Windows / OS / Linux

–   Office / Internet

–   SAP / SIMIX / AS-400 / JD Edwards / Microsiga

–   Viagens a trabalho para EUA, Bélgica, Holanda, UK, China, Argentina e Chile

–   Inglês fluente

 

GRADUAÇÃO

– Ciências da Computação – Escola de Engenharia de Piracicaba

– Superior em Logística – Faculdades Claretianas

– MBA em Logística – Faculdades Claretianas

– MBA em Gestão Empresarial – FGV (em curso)

 

CURSOS E ESPECIALIZAÇÕES

– Gerenciamento de Times

– Gerenciamento de fornecedores

– Analise de Potencial

– Técnicas de negociação e logística

– Integração Kanban/Kaizen

– JIT

– 5S

– Six – Sigma

– Importação para compradores

– MPS / MRP
– Coaching

 

 

DISPONIBILIDADE PARA MUDANÇA OU VIAGENS