Descrição

Brasileiro, Casado, residente em Jundiaí – SP – Cel. (11) 93491-5258

E-mail: tulyocoli@hotmail.com / https://www.linkedin.com/in/tulyocoli/

Disponibilidade para viagens e mudança imediata.

 

 

RESUMO PROFISSIONAL
·       Gestor da área de Operações/Transportes nos últimos 17 anos, atuando em grandes empresas multinacionais e nacionais nos segmentos Alimentícios, Higiene & Limpeza, Construção e Eletro/Eletrônicos, em posições de Gerente e Coordenação de Operações Logísticas.

·       Gestor de equipes de até 200 colaboradores diretos e indiretos, Conhecimentos em Gestão de Budget e Capex, TPM , Lean Manufacturing , Segurança, Políticas de Qualidade, Gestão da Produtividade, Gerenciamento de Inventários, Gestão de Avarias e Logística Reversa, Gestão Completa da área de Transportes (Gestão de frota própria e agregados, Roteirização, Tracking de pedidos, Torre de Controle (implantação e Gestão), OTIF de  Transportadoras, participação em Bids e gestão de despesas de frete) Segurança Patrimonial, Customer Service e S&OP (Gestão de Pedidos e alinhamento com time de Força de Vendas), implantação de projetos tecnológicos visando obtenção da cultura da Logística 4.0 nas operações.

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA E CURSOS COMPLEMENTARES + CONHECIMENTOS EM INFORMÁTICA/TI
·       MBA em Gestão Empresarial, FGV (Fundação Getúlio Vargas), 2016.

·       Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, FESURV (Faculdade de Ensino Superior de Rio Verde), 2006.

·       Engenharia de Alimentos, PUC (Goiânia), 2003.

·       Certificação Green Belt (40 horas – julho 2014) – Interface RH, Salvador – BA.

·       Treinamento para Auditor de ISO 9001/9002 (16 horas – 2011).

·       Facilitador de TPM (40 horas – maio 2011) pela Unilever.

·       Conhecimentos em ferramentas de gestão como Office (Excel e Power Point Avançados), Power BI, TMS (GFE e GKO), WMS (CRF, R3, Consinco, SAGA) e ERP´s (SAP, TOTV´s, DATASUL).

 

IDIOMA
·       Inglês: Avançado (atualmente estudando ativamente na escola Wise Up).

·       Intercâmbio em Curso de Idiomas: EC School – Toronto, Canadá – 2017.

 

HISTÓRICO PROFISSIONAL
SYNCREON (cliente Apple) – Jundiaí – SP                                                                                                        Nov 2019 – Jul 2020
Operador logístico – Ramo de eletrônicos e tecnologia.

Gerente de Operações Logísticas (Centro de Distribuição).

·       Gerenciamento do time de Operações do Centro de Distribuição, liderando de forma direta e indireta 55 colaboradores, entre Supervisores, Líderes e Time operacional. Responsável pelos processos de Inbound, Pick &Pack (processamento) e Outbound, respondendo diretamente pelos canais de Retail, B2B e B2C.

·       Responsabilidade pelos processos de: Gestão do de despesas (Budget), criação e atualização do “Master Plan” de recursos da área, atualização e divulgação dos principais KPI´s através de Gestão à Vista, atualização e treinamento do time através de Instruções de Trabalho e adequação da operação na filosofia Lean, com foco na obtenção de processos Enxutos, apresentação semanal dos KPÍ´s em reunião semanal de performance das operações.

·       KPI´s utilizados para gestão diária: nº de Put Away de paletes armazenados ao dia, Produtividade do picking e processamento (Peças/HC/hora), RCA´s respondidos, PDCA desenvolvidos, auditoria (amostragem) de processos e falhas internas.

 

Resultados obtidos:

ü  Aumento na produtividade Peças/HC/hora no processamento e redução de perdas no SLA diário de 98% para 99,98%à Ações: implantação Gestão Hora/Hora e Gestão à Vista, adição de iniciativas de Re-layout da operação e troca para embalagens de fechamento rápido no processamento.

ü  Redução de 90% em Perdas com inventário de insumosà Ação: implantação da ferramenta Kanban.

ü  Aumento da produtividade no canal B2C (E-Commerce) de 600 para 3.000 pedidos ao diaà Ações: adequação do Master Plan, implantação do Hora/Hora em painel onde à Vista.

ü  PDCA concluído: Construção de Sala para Treinamentos “in the Job” e para Correções de Falhas de Processamento.

 

 

DAY BRASIL – Barueri – SP                                                                                                                              Abr 2018 – Nov 2019
Materiais de Construção e Industria.

Gerente de Logística (Centro de Distribuição e Transportes).

·       Gerenciamento do time de Operações do Centro de Distribuição (9mil m²) e Transportes, liderando de forma direta e indireta 70 colaboradores, entre supervisores, Líderes e Time Operacional. Responsável pelos processos de Inbound, inventários rotativos, armazenagem e qualidade de produtos, picking, pack, Expedição, faturamento e gestão de toda cadeia de transporte – conta frete de R$ 6 milhões anuais, roteirização, monitoramento de pedidos, Nível de Serviço (On time in Full) e OTD de transportadores agregados, logística reversa de pedidos e paletes, atualização do Master Plan de recursos,

·       KPI`s implantados e utilizados para gestão diária: Tx de Inventários rotativos, nº RMA ao dia, Produtividade Homem/Hora, ocupação de veículos por peso e por nº de entregas, OTD, Custo por entrega (R$ / pedidos), Índice(%) de custo por entrega.

 

Resultados obtidos:

ü  Redução de Custo de fretes Brasil em – R$ 40K ao mêsà Ação: implantação de Gerenciador de Fretes GFE (TOTV´s).

ü  Redução de R$ -30k ao mês em fretes na região da Grande SPà através da Revisão da Malha Logística e revisão da Frequência de entregas vs. Volume entregue.

ü  Melhoria no OTD das transportadoras de 80% para 92% e aumento de 82% para 96% o número de entregas feitas em até 1 dia após faturamentoà Ação: criação e implantação de torre de controle de monitoramento interna.

ü  Melhoria no número de RMA nas entrega de 3% para 1,5%.

ü  Readequação do Layout do Centro de Distribuição da Matrizà adaptando a Curva ABC de faturamento.

ü  Validação mensal das dos custos atuais CIF e FOB, gerando melhor nível de serviço e melhor opções financeiras para o time Comercial.

 

 

GENERAL MILLS (YOKI ALIMENTOS) – Cajamar – SP                                                                                   Out 2015 – Mar 2017
Bens de Consumo (Alimentos).

Gerente de Logística (Centro de Distribuição e Transportes).

·       Gerenciamento do time de operações do Centro de Distribuição (22mil m²) e transportes para atendimento do estado de SP, liderando de forma direta e indireta equipe de 200 colaboradores (3 supervisores e 2 analistas diretos).

·       Responsável pela gestão do desempenho e produtividade dos processos de Picking, Expedição, Faturamento, recebimento, reprocesso de avarias, Logística Reversa de paletes, inventários rotativos, Nível de Serviço (OTIF), gestão de transportadores agregados, gestão da conta Frete (R$ 14milhões anuais), monitoramento e agendamento de entregas, pagamento de fretes, segurança do trabalho e segurança de produtos acabados, dono do pilar de CI (Melhoria Contínua), e gestão dos KPI´s através de reuniões diárias.

·       KPI´s utilizados para a gestão diária: ocupação de veículos, Produtividade do CD (Ton Faturado/HC ao dia e serviços de picking/HC ao dia), nº de paletes armazenados ao dia, Erros de Picking, Erros de Conferência, devoluções (%/ton faturado), nº de acidentes com afastamento, nº de Kaizen implantados, absenteísmo, custo R$/ton (ton faturada/R$ despesas do CD).

Resultados obtidos:

ü  Zero acidentes durante 18 meses no site.

ü  Redução de R$ 70K em despesas com mão de obra, através de projeto de Re – Layout do CD (Curva PQR).

ü  Projeto de Revisão da Frequência de Entregas no Estado de SP (redução de R$ 90K mensais no Budget).

ü  Melhoria na ocupação de veículos de 80% para 94%, após revisão da frequência de entregas.

ü  Dono do projeto para de implantação de Balança Rodoviária e reconfêrencia de carga na Unidade.

ü  Redução do nível de devoluções de 9% para 1,8% ao mês.

ü  Aumento de 49% para 80% dos pedidos entregues em até dois dia em SP.

ü  Implantação de Torre de Controle para gestão dos KPI´s da frota de agregados.

 

QUÍMICA AMPARO (YPÊ HIGIENE E LIMPEZA) – Salvador – BA                                                                  Mar 2012 – Jul 2015
Bens de Consumo (Higiene e Limpeza).

Gerente de Logística (Centro de Distribuição e Transportes)

·       Responsável pelo Centro de Distribuição de Simões Filho (com 12mil m²) e transportes, com responsabilidade direta e indireta pela gestão de equipe de 150 colaboradores (4 supervisores e 1 Analista como diretos).

·       Gerenciamento do desempenho dos processos de separação (WMS) e carregamento, recebimento, OTIF de pedidos, gestão de estoques e inventários rotativos, gestão de avarias do CD, logística reversa de paletes e produtos, gestão da frota própria (veículos e equipamentos de movimentação) e agregados (conta frete de R$ 13Milhões ao ano),  monitoramento de entregas através de torre de controle corporativa, gestão do TPM no CD, suporte ao corporativo e força de vendas na implementação de projetos estratégicos estruturais e transformadores,

·       KPI´s implantados e utilizados:  Down time de veículos, índice de Manutenção Preventiva x Manutenção Corretiva, Custo por KM, tx de inventários rotativos, custos com inventários (% de perda vs. R$ TT estoque, nº de Análise de lacunas realizadas, Produtividade homem/cx faturada ao dia, nº de Put Away realizado por operador, ressuprimento homem/cx realizada por dia, índice de cxs armazenadas / cxs expedidas ao dia, nº de avarias geradas no CD por dia.

 

Resultados obtidos:

ü  Implantação de reunião de produtividade diária com 100% da operação.

ü  Aumento de produtividade do CD de 40K cxs/dia para 60K/diaà Ações: terceirização e premiação para atendimento de meta.

ü  Entrega da acuracidade dos estoques de 85% para 96,4%à Ação: implantação de inventários rotativos no CD.

ü  Redução do absenteísmo do site de 8,0% para 2,4% ao mês.

ü  Aumento em 80% da logística reversa de paletes, através da criação de Tracking diário das NF´s emitidas do ativo.

ü  Redução de R$ 10 mil ao mês em perdas.

ü  Redução de R$ 20K ao mês (budget) em despesas com manutenção de veículos ao mês.

 

UNILEVER BESTFOODS – Goiânia – GO                                                                                                          Out 2010 – Jun 2011
Produção de alimentos, Molhos e Temperos em geral.

Coordenador de Operações (Manufatura e Centro de Distribuição).

·       Atuação na Coordenação de equipe de logística/produção (com 3 líderes diretos e 120 indiretos), nas linhas de atomatados em pet, enlatados e tetra-pak e produção de temperos em geral, armazenagem, inventários rotativos e operação de Outbound.

·       KPI´s: OTIF de pedidos, perdas, absenteísmo, turnover, não conformidades de operações, tx de inventários rotativos, .

Resultados obtidos:

ü  Redução do tempo de carregamento de 50 min para 38 min por carga.

ü  Implantação do processo de Inventários Rotativos.

ü  Redução de perdas com insumos, com implantação do Buffer de embalagens, utilizando método Kanban.

 

 

BRF (SADIA S/A) – Uberlândia-MG                                                                                                                   Out 2006 –  Out 2010
Alimentos, produção de Embutidos (Cárneos) e logística.

Coordenador de Logística – Área: Logística Industrial

·       Coordenador do time de Logística Industrial da Unidade, com equipe formada por 3 líderes diretos e 90 colaboradores indiretos, nas áreas de suínos, aves e industrializados (produtos congelados e resfriados). Liderança direta na gestão dos inventários da Unidade, armazenagem, budget, recebimento de produtos da fábrica, expedição. Logística reversa de paletes e gestor dos KPI´s da área e dos desdobramentos pela diretriz, apresentação dos resultados através de check de metas.

·       KPI´s Implantados e utilizados: Ocupação de Veículos, Absenteísmo, auditoria 5S, PDCA´s implantados, nº de acidentes, R$ com diárias e estadias, produtividade Ton/HC, Tempo de carregamento, R% gastos com manutenção e locação de equipamentos de movimentação.

Resultados obtidos:

ü  Aumento da acuracidade de inventário para 99,5% para todos os CDs da Unidade.

ü  Implantação de novos procedimentos para logística reversa nos CDs (retorno de R$16K ao mês).

ü  Melhoria na ocupação de veículos no Outbound de 85% para 93% e redução com diárias e estadias em R$ 18K ao mês.

 

PERDIGÃO AGROINDUSTRIAL – Rio Verde – GO                                                                                          Jun 2003 –  Out 2006
Alimentos, produtos Cárneos (Embutidos) e logística.

Líder de Operações Logísticas.

·       Liderança de equipe de Logística de Suínos e Aves, com 40 colaboradores diretos. Liderança de Comitês Operacionais na busca de redução de custos nos processos. Execução de capacitação do time de trabalho através de treinamentos: 5S, BPF, TQP, Feedbacks, PDCA e sistema SAP (ERP) e PCDA como ferramenta para solucionar principais desvios do processamento de alimentos.

 

Resultados obtidos:

ü  Melhoria na auditoria de 5S da área, com resultado de 98%.

ü  Aumento da acuracidade de inventário para 100% para todos os CDs da Unidade.

 

Educação

PUC-GO

02/1999 - 12/2003 Engenharia de Alimentos

FGV

05/2016 - 10/2017 MBA em Gestão Empresarial