Analista em comércio exterior: as eleições e o comex brasileiro
Eleições 2018. Em um ano eleitoral, muita coisa está em jogo: saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento econômico.
Dentre todas as expectativas para o próximo governo, as políticas de expansão do comércio exterior são algumas das principais preocupações para o gestor de comércio internacional.
Numa retrospectiva dos dois últimos anos, apesar dos percalços econômicos, é possível perceber o progresso de um plano de valorização ao comércio exterior. Em 2017 as exportações exerceram papel fundamental para o crescimento do PIB no Brasil, após dois anos seguidos de recessão. Já neste ano de 2018 a modernização de processos reduziu custos e tempo, colocando empresas brasileiras dentro de um cenário competitivo global.
Segundo a Organização Mundial Comércio (OMC), o comércio de bens irá crescer 4,4% neste ano, com perspectivas de ascensão também no ano seguinte. Tendo em vista estas boas notícias, o profissional de comércio exterior precisa se preparar para esse novo governo, que trará novas oportunidades para o setor.
Viagens internacionais, participações em feiras e congressos são importantes ocasiões para adquirir habilidades indispensáveis. Ter conhecimento sobre diversas áreas do saber, como economia, história, comércio e negócios, também são capacidades de suma importância para o profissional que quer se estabelecer neste novo mercado.
É preciso ter sempre a mente aberta, de forma que toda adversidade que encontrar na profissão seja contornável, sendo ela cultural, organizacional ou negocial.
Não perca essa oportunidade
Está pensando em construir a sua carreira internacional? No dia 27, às 12h, o professor Ricardo Verrengia, com mais de 15 anos de experiência em negociações internacionais, ministrará uma aula inaugural do Curso de Formação para Analista de Comércio Exterior.
Conversamos com o professor e separamos as principais habilidades para ser um ótimo profissional de comércio exterior neste novo cenário nacional:
– Adaptar-se com inteligência às diferenças de mercado e culturas;
– Saber analisar mercados e se posicionar perante as diferenças em um mundo dinâmico e inovador;
– Saber planejar, organizar e controlar os planos comerciais, sejam de produtos, ou de serviços;
– Ter liderança, saber ouvir e demandar funções sem centralizar trabalho;
– Ter facilidade na comunicação com seus pares e negociadores internacionais;
– Dominar línguas estrangeiras, principalmente o inglês e o espanhol;
– Ter domínio em cálculos e tributação;
– Atuar e ter conhecimento de todo o processo das rotinas operacionais em Comércio Exterior.
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