Crescimento no setor de transporte de cargas gera novas oportunidades

O crescimento no setor de transporte de cargas é um índice dos sinais de recuperação da economia brasileira, podendo refletir em outros diversos segmentos. Os números começam a confirmar a aproximação de um cenário mais promissor. O Porto de Santos obteve, em março passado, a maior movimentação de cargas já registrada em um mês do primeiro semestre: 12,24 milhões de toneladas, resultado 12,7% superior comparado ao mesmo mês em 2017.

De acordo com dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o acumulado de janeiro a março já supera em mais de 10% o movimento recorde do primeiro trimestre do ano passado.

Já as cargas aéreas somaram 217,4 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, 38,5 milhões a mais do que no mesmo período de 2017, segundo balanço do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O mês de março apresentou o maior crescimento, de 27,15%.

O crescimento no setor de transporte de cargas no país promete criar novas oportunidades para o ingresso neste segmento, como por exemplo, a atividade de Comissário de Avarias, um especialista na análise de dados.

A Escola Nacional de Seguros oferece um curso nesta modalidade, Curso para Habilitação de Comissários de Avarias, com foco em todos os aspectos da atividade, como análise da ocorrência de sinistros e vistoria de mercadorias, bens e equipamentos danificados. O curso é composto por disciplinas como Direito e Legislação do Seguro Transportes, Noções de Comércio Exterior, Transporte Aéreo de Cargas, Organização Portuária e Retroportuária Alfandegada, e Processo de Sinistro do Seguro Transportes.

Com início previsto para agosto, a próxima turma será em Guarulhos (SP) e as inscrições já estão abertas. O programa conta com atividades complementares, como aulas práticas, visitas técnicas e palestras. O investimento é de R$ 3.065,00, valor que pode ser dividido em quatro parcelas.

Os interessados devem ter Ensino Médio completo. Mais informações estão disponíveis no ens.edu.br, onde devem ser realizadas as inscrições.

News

Deixe um comentário